segunda-feira, 9 de julho de 2012

Por onde cheguei... Centraal Station

Centraal Station, como o nome indica está no centro de tudo… Daqui conseguimos ir para todo o lado e de todo o lado chegar aqui…
Antes de ir para Amesterdão sempre pensei que iria para o hotel de transportes públicos, como a maioria dos visitantes da cidade. Assim sendo, escolhi um hotel que conseguisse ir a pé desde a Centrasl Station… E assim foi. O meu hotel ficava apenas a 5 minutos deste espaço intermodal, vá 10 minutos porque ia carregada. Cheguei a Centraal Station de comboio e foi fácil e bastante rápido
A Centraal Station também conhecida por Amsterdam Centraal, foi construída entre 1881 e 1889. Este espaço foi desenhado pelo arquiteto Pierre J.H. Cuypers, que também desenhou o museu Rijksmuseum, sendo uma a cópia do outro. Os dois edifícios são iguais, segundo os holandeses, são gémeos.
A Centraal Station é a principal estação de comboios e é o coração de Amsterdão, neste espaço encontram-se a maioria dos transportes públicos da cidade, sendo um dos principais pontos de intermodalidade. Até aqui chegam o comboio, o tram (elétrico), o autocarro e o ferry que transporta os passageiros entre Amesterdão norte e centro. Aqui encontram-se ainda atracados alguns barcos de turismo para as famosas visitas aos canais.
Sempre que necessitava de alguma informação quer sobre a cidade quer sobre os seus transportes vinha até à Amsterdam Centraal, aqui existe um porto de turismos, muito completo e concorrido. Ao lado do posto de turismo está um estabelecimento da GVB, que vende bilhetes de tram, autocarro e metro, sem dúvidas excelentes formas de conhecer a cidade.
Na parte de fora da estação podemos ainda encontrar várias bancas de venda de comida, principalmente fast food.
O edifício é antigo e bastante bonito com os seus relógios pontuais, no entanto fiquei um pouco desapontada com o interior da estação, é escura e um pouco suja… Mas o movimento alucinante deste espaço, com milhares de passageiros diários não permite um nível elevado de limpeza…
Independentemente do estado ou aspeto deste espaço, é sem dúvida um local de visita na cidade de Amesterdão. Quer queiramos quer não, sendo um ponto de partida e de chegada de todo o tipo de transportes, temos sempre que passar por aqui…


Sem comentários:

Enviar um comentário