Eu não sou muito apreciadora de museus de arte… simplesmente porque não percebo assim tanto de arte para poder apreciar um quadro ou uma escultura.
No entanto, estando em Amesterdão, o museu Van Gogh era um daqueles museus impossíveis de falhar… Quer por ser Van Gogh, quer por ter tido muitas opiniões positivas sobre este espaço.
Assim sendo, apanhei um elétrico que ficava muito perto deste museu… Mais uma das vantagens, os acessos.
O museu fica num parque muito arejado onde numa das pontas se encontram as famosas letras I AMSTERDAM. As filas para entrar no museu eram enormes e quase me faziam desistir de entrar, contudo dada a minha pesquisa efetuada antes de ir para Amesterdão, tinha comprado o HOLAND PASS que me deu entrada prioritária no museu e sem ter de efetuar qualquer pagamento.
O museu não permite a entrada de mochilas e à entrada da exposição temos de passar por um detetor de metais… Os seguranças são rápidos e a espera aqui é curta. Após passarmos esta entrada, existe um balcão onde podemos alugar um guia que através de audição nos vai explicando os quadros que existem expostos.
A partir daqui é partir à descoberta das obras de Van Gogh. O museu está dividido anos onde se consegue notar as diversas influências que o pintor teve ao produzir aquelas obras… Dependendo das influências os quadros são completamente diferentes… Em cada uma das alas existe uma breve descrição de quem era Van Gogh, onde estava, com quem estava e a relação que o pintor tinha com o irmão.
Foi muito interessante conhecer este pintor através das suas obras.
Continuo a dizer que não sou apreciadora de arte, mas este museu está feito de uma forma a que qualquer inculto em arte como eu, consiga perceber o que está pintado, a influência que o pintor teve naquela obra e as técnicas adotadas. Tudo isto porque existem explicações…
No último piso do museu existem quadros de outros pintores que tiverem contato direto com Van Gogh e que a acabaram por influenciar a obra do pintor.
Para quem gosta de arte vai com certeza gostar e apreciar este museu pelas suas peças… Para quem como eu é leigo nesta matéria, vai fica a conhecer um pouco mais de arte e deste pintor.
Sem comentários:
Enviar um comentário