Ir à Holanda e não ver os moinhos, não era ir à Holanda…
Este era um dos destinos decididos à priori… e não me arrependi.
A saída, do autocarro rumo ao norte da Holanda, foi feita mesmo do centro de Amesterdão, muito próximo da Centraal Station. O passeio foi feito em 5 horas.
Ao entrar no autocarro somos muito bem recebidos pela guia que nos irá acompanhar em todo o percurso. Recebi uns auriculares para ouvir as explicações, em português, daquilo que ia vendo pelo caminho. As explicações eram excelentes. Uma parte do caminho foi feito em autoestrada e nos auriculares ia ouvindo curiosidades sobre os diques e como eram feitos. Muito interessante.
A primeira paragem do percurso foi em Zaanse Schans. Aqui avistei o primeiro moinho. Sai do autocarro e a guia explicou ao grupo onde estávamos.
Zaanse Schans localiza-se 10 km a norte de Amesterdão e é uma pequena vila com casa dos séculos XVII e XVIII. Nesta localidade existem seis moinhos, que consegui visitar apenas por fora sendo que pelo menos alguns deles encontram-se ainda em funcionamento. Nesta região existe ainda uma fábrica de fazer tamancos e uma fábrica de queijos. Em ambas as fábricas podemos ver a produção e comprar o produto no final, sendo que na fábrica de queijos existe a possibilidade de provar todos os queijos que estão á venda, juntamente com mostarda… Muito bom. Ainda estou na dúvida qual o melhor queijo que comi.
Zaanse Schans é uma aldeia lindíssima. Parece um postal ilustrado… Tudo o que nós imaginamos da Holanda está ali…
As paisagens são fantásticas!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário